Ative Vida

http://3.bp.blogspot.com/-GxswFmY5Xj4/Tzx01Sd38HI/AAAAAAAAE9I/jy5yfpAiHI8/s1600/massage-half.jpg

 
Já se tornou comum ouvirmos inúmeras queixas de dores nas costas. Essas dores podem acometer as pessoas, gerando um alto nível de desconforto, que as incapacita de realizar as atividades básicas do dia-a-dia. E paralelo a estes relatos, se torna cada vez mais evidente, que boa parte delas, não possui o hábito de cuidar da própria saúde, como a prática de exercícios e a boa alimentação. Ainda como agravante, tem uma rotina estressante, trabalhando muitas horas e descansando pouco. Esses fatores podem refletir negativamente sobre as costas, aumentando ainda mais as dores.
O que pode provocar dor nas costas?
Fatores Físicos: Carregar e levantar peso demasiado, ficar por muito tempo na mesma posição, realizar movimentos repetitivos, o sedentarismo, a obesidade, a idade, efetuar movimentos bruscos e acidentes. Esses fatores podem provocar distensões e espasmos musculares, além de comprometer a integridade das estruturas da coluna vertebral, provocando desvios de curvatura, que desgastam os discos intervertebrais.
Fatores Psíquicos e Energéticos: Para os praticantes da medicina oriental, as costas somatizam grande parte dos nossos conflitos internos, devido às diversas relações do emocional com o físico. As costas, denominada pelos japoneses Hokai, refletem externamente o funcionamento do organismo em áreas específicas, que tem a capacidade de concentrar uma grande quantidade de energia vital, ligando as estruturas internas com as externas e vice e versa. Quando a energia vital fica bloqueada numa dessas áreas, podemos atuar sobre a mesma, realizando a leitura das relações dos sistemas em desarmonia. Por exemplo: Quando encontrarmos pontos de tensão na escápula esquerda, fica evidente aos olhos do terapeuta, uma desarmonia no sistema do estômago. Essa desarmonia pode ter iniciado internamente, a partir de uma situação de ansiedade intensa. Manipulando esses pontos de tensão é possível diminuir a ansiedade, liberando a energia vital que circula na área correspondente ao estômago.
Fatores Climáticos: Também devemos levar em consideração a influência do clima sobre as dores nas costas. Exemplo: Quando ficamos expostos num ambiente gelado, permitindo que o frio penetre no corpo. Essa condição climática agredirá as defesas do organismo, diminuindo a circulação do sangue, que consequentemente resultará em espasmos de grupos musculares profundos. Neste caso, o tratamento busca movimentar a circulação do sangue, com o objetivo de expulsar o frio interno.
Tratando as dores nas costas
O Shiatsu é uma terapia por meio da massagem que é muito eficaz no tratamento de dores em geral. No tratamento das dores nas costas o Shiatsu atua através de estímulos de compressão digital em pontos distais e locais à dor, assim como, nos canais de energia. Ainda o terapeuta utiliza técnicas de tração e de reajuste articular, com a finalidade de descomprimir as raízes nervosas, relaxar e alongar os músculos que sustentam a coluna vertebral.
A sensação de bem estar com o atendimento
A partir dos desbloqueios das obstruções energética e circulatória, é possível libertar os fluxos de sangue e de linfa, contribuindo diretamente para um melhor desempenho dos órgãos. Proporciona o equilíbrio energético entre Yin e Yang, com desdobramentos positivos e profundos sobre o corpo e a psique; por fim, ao beneficiar a saúde da parte interna do corpo, permite que surja a beleza exterior. Estimula a circulação dos líquidos corporais, melhorando a nutrição, a oxigenação e as drenagens venosa e linfática dos tecidos, influenciando positivamente todo o metabolismo.