Ative Vida


A realização de ações em empresas para incentivar a alimentação saudável aumenta o consumo de frutas, legumes e verduras entre os funcionários.
A conclusão é de um estudo feito na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. O trabalho, realizado pelo do nutricionista Daniel Bandoni e orientado da professora Patrícia Constante Jaime, envolveu cerca de 20 mil trabalhadores de 15 empresas de São Paulo/SP, cadastradas no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), do Ministério do Trabalho e Emprego, que oferecem refeições aos seus funcionários.
Para lançar a ideia
A intervenção teve início com foco nos gestores dos restaurantes, com ações para demonstrar a importância da inclusão de frutas, legumes e verduras nos cardápios. “Os preparadores de alimentos participaram de oficinas culinárias, onde aprenderam receitas e técnicas de apresentação das refeições”, explica Bandoni.
Para os funcionários, foi colocado um álbum nos refeitórios com informações sobre alimentação saudável. “Nas áreas de distribuição das refeições, marcadores indicavam as opções mais saudáveis, como saladas e frutas”, conta o nutricionista.
Além disso, a orientação sobre hábitos alimentares adequados se estendeu para outros locais, como os jornais internos, cardápio dos refeitórios e em cartazes espalhados nas dependências das empresas.
Resultados
Os cardápios passaram a oferecer aproximadamente 50 gramas a mais de legumes, verduras e frutas. Também se observou mais fibras nas refeições, decorrente da maior presença de frutas e hortaliças.
“Houve ainda uma redução significativa do percentual de gordura, indicando uma possível extensão dos efeitos benéficos das intervenções a outros componentes da alimentação”, explica Daniel Bandoni.
Consumo
Antes da implantação das ações, o consumo médio de frutas, legumes e verduras entre os trabalhadores pesquisados era de 104 g por pessoa no almoço. Depois da intervenção, esse valor aumentou para 123 g.
Está bom, mas ainda falta melhorar: O consumo recomendado é de 400 g por dia!
O ambiente faz a diferença
De acordo com o nutricionista, a pesquisa comprovou que o ambiente de trabalho é um bom cenário para incentivar o estilo de vida saudável, pois é um local em que há bom acesso à informação.
“O estudo abordou a questão da alimentação, mas também é possível promover outras ações voltadas à qualidade de vida, como a promoção de atividades físicas”, ressalta Bandoni.
Estímulo correto
Bandoni observa ainda que algumas empresas contam com máquinas que vendem refrigerantes e salgadinhos, um estímulo à alimentação inadequada, segundo o pesquisador. “O ideal seria a implantação de um refeitório para tornar a oferta de alimentos adequada”, aponta.
O nutricionista ainda ressalta que a distribuição de vale-refeição também não garante que os funcionários venham a se alimentar de forma correta.
Fonte: Com informações da Agência USP e OESP.