Soltar os músculos depois de um dia corrido ajuda a mandar todo o estresse embora
é bem simples e você pode fazer a qualquer hora, inclusive durante o dia. O importante é relaxar e soltar os músculos que se contraem pelo estresse da correria. “No decorrer do dia, é bom realizar de 15 a 20 minutos de automassagem”, afirma Fábio Antoniazzi Arnoni, fisioterapeuta e técnico em massoterapia, de São Paulo. “A pessoa vai perceber uma melhora gradativa na sua saúde emocional e física.”
“Os pés são responsáveis por suportar toda a estrutura do nosso corpo e neles estão presentes pontos de reflexo do organismo”, destaca o fisioterapeuta Hugo Andrade, de São Paulo. Por isso, segundo ele, é importante relaxá-los ao chegar em casa, para mandar o estresse embora. “Com isso, você consegue estimular e sedar os pontos que estão em desarmonia.”
Então, é hora de relaxar! Procure em casa um lugar que seja o mais confortável possível. Mantenha-o aquecido, com pouca luminosidade e silencioso. Arnoni afirma que nesses breves momentos é fundamental tentar se desligar dos problemas.
Inicie sempre com uma respiração leve e suave para ir relaxando aos poucos. “No começo, pode parecer difícil, mas, com o passar dos dias e a repetição, é possível alcançar ótimos resultados.”
Confira algumas dicas dos fisioterapeutas Arnoni e Andrade:
Pés
– Fique em pé e apoie o solado em uma bolinha de tênis, com uma leve força para massagear. Passe a bolinha em toda a planta dos pés. “Além de fortalecer a musculatura da região, você pode eliminar a tensão em alguns lugares localizados”, diz
– Faça movimentos de rotação com o calcanhar para descontrair os músculos. Depois, puxe e separe os dedos dos pés, um por um.
– Apoiando as mãos em uma superfície estável, fique na ponta dos pés e vá agachando até encostar os joelhos no chão. Mantenha-se nessa posição por 30 segundos. Em seguida, de joelhos no chão e com os dedos dos pés virados para trás, sente sobre os calcanhares e se mantenha assim por mais 30 segundos.
Mãos
– Com o polegar de uma mão, faça movimentos suaves na área central da palma da outra mão. Esse é o ponto para revitalizar o cansaço excessivo. Depois, massageie as articulações de cada dedo.
– Massageie os pontos do antebraço, começando a partir do pulso em direção ao cotovelo. Essa técnica ajuda a relaxar e a diminuir a ansiedade.
Lombar
– Aqueça as mãos e coloque-as em sua lombar, em cada lado da coluna, no nível do umbigo. Esfregue a região de 50 a 100 vezes, para cima e para baixo, com razoável vigor.
Pescoço
– Coloque as palmas de suas mãos na nuca, dos dois lados da cabeça. Friccione para frente e para trás, por 20 vezes. Essa ação vai aquecer o seu pescoço, ajudando a prevenir dores musculares e contraturas.
Dor de cabeça
– Coloque a ponta dos dedos médios e do indicador nas sobrancelhas. Faça uma leve pressão, deslizando os dedos do centro do rosto em direção às têmporas. Repita de dez a 15 vezes. Essa manobra relaxa os olhos e previne dores de cabeça.
Viu só como é simples? Uma massagem pode proporcionar um sono mais tranquilo e você vai sentir um alívio imediato das tensões geradas pelo estresse do dia a dia. Com esse bem-estar, as tarefas do dia seguinte vão ficar bem mais leves. Pode acreditar.