Desconfortos na coluna foram associados a uma maior tendência de desenvolver problemas mentais

Não pense que as dores nas costas, só por serem comuns, merecem pouca atenção. Um estudo da Universidade Anglia Ruskin, no Reino Unido, mostra, por exemplo, que esse incômodo pode ser o estopim para problemas psiquiátricos, em especial depressão e ansiedade.

Em primeiro lugar, os cientistas computaram qual a incidência de reclamações ligadas à coluna em 190 595 adultos de 43 países em desenvolvimento,incluindo o Brasil. Nessa turma, 35,1% dos voluntários relataram sofrer com dores nessa parte do corpo, e 6,9% afirmaram que apresentavam o problema cronicamente. Aliás, por curiosidade, a situação é especialmente ruim no nosso país: 52% dos brasileiros que participaram da pesquisa se queixaram de desconfortos nas costas.

Mas agora vem a grande descoberta: pessoas com encrencas na coluna eram duas vezes mais propensas a desenvolver transtornos mentais como ansiedade, depressão e psicose. Já a parcela que padecia de dor nas costas crônica apresentou um risco três vezes maior de manifestar algum episódio depressivo e 2,6 vezes maior de ter algum evento psicótico.

Segundo os autores, mais estudos serão necessários para desvendar os mecanismos desta associação. Mas o fato é que as dores em geral podem minar nosso bem-estar — daí a importância de buscar ajuda se elas persistirem por muito tempo ou se derem as caras com muita frequência.